TECIDO EPITELIAL
O tecido epitelial ou epitélio é o tecido que cobre a superfície do corpo, reveste cavidades ou canais e toma parte da formação de glândulas. É constituído por células mais ou menos poliédricas que se encontram adjacentes, isto é, as membranas em contacto íntimo, sem que haja aparentemente qualquer tipo de substância intersticial ou fundamental entre elas. O tecido epitelial pode ser subdividido em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.
TECIDO CONJUNTIVO
O tecido conjuntivo é composto de células e de elementos intercelulares. Estes, por sua vez, são constituídos por fibras e por outro componente que é a a substância intercelular amorfa. A matriz é a reunião das fibras com a substância intercelular amorfa O tecido conjuntivo é, pois, caracterizado pela sua matriz, fibrosa e por células sobre a matriz, em pequena proporção relativa. O tecido conjuntivo penetra em quase todos os tecidos e órgãos, ligando umas partes com outras e separando grupos de células. Encontramo-lo como tecido de enchimento, sob a pele, entre os músculos e ao longo dos nervos e vasos sanguíneos. Funciona também como depósito de substâncias de reserva, nomeadamente gordura. O tecido conjuntivo pode ser classificado em O tecido conjuntivo propriamente dito ou em tecido conjuntivo especializado.

TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é composto de células que possuem a propriedade da com tactilidade desenvolvida ao mais elevado nível, sendo essa a sua principal função, senão mesmo exclusiva. As células que constituem o tecido muscular são longas, contêm filamentos citoplasmáticos e estão relativamente juntas. O tecido muscular está ligado à totalidade das manifestações da vida animal, não só aos movimentos do corpo, mas também a funções essenciais como a respiração, a contração do coração, movimentos viscerais.

TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é formado por células com os seus prolongamentos citoplasmáticos, podendo agrupar-se em massas ou feixes. Considera-se o sistema nervoso como constituído por uma parte central: o cérebro e espinal medula; e outra periférica, que abrange nervos periféricos, terminações nervosas e parte dos órgãos dos sentidos. Histologicamente estas partes apresentam características comuns e outras que revelam modificações.

inagens: atlasbelaluana.blogspot.com